O blog

O blogreformas4 coisas que você deve saber antes de fazer uma reforma na cozinha
reforma na cozinha

4 coisas que você deve saber antes de fazer uma reforma na cozinha

O período de planejamento da reforma na cozinha é um momento tão emocionante que é fácil ficar um pouco mais empolgada, não é mesmo?

No entanto, é igualmente fácil esquecer os aspectos práticos do porquê você está realizando a reforma em primeiro lugar.

Mas, é claro, é importante manter os pés no chão se você quiser que a reforma da sua cozinha seja um sucesso total

Quer entender mais e aprender sobre o que todos deveriam considerar antes de fazer aquela reforma na cozinha de cair o queixo? Continue a leitura!

A forma segue a função

Essa é a máxima do design modernista, criada por Louis Sullivan, é especialmente verdadeira quando se trata de cozinha.

Embora você ache uma boa ideia colocar o fogão, a geladeira ou o freezer onde fica legal, na verdade você precisa considerar cuidadosamente os aspectos práticos de cada item.

A melhor maneira de planejar sua cozinha é dividi-la em zonas por função, agrupando itens relevantes juntos dentro de cada zona.

Por exemplo, uma zona de “limpeza” onde você posiciona a pia, a lava-louças e a lixeira para acelerar a limpeza.

Você também precisa criar uma zona de cozinhar onde coloca o forno, fogão, armazenamento de panelas, frigideiras e utensílios de cozinha.

A ideia é tornar a cozinha o mais prática possível, o que, consequentemente, criará uma cozinha mais bonita.

Lembre-se, você também deve posicionar suas zonas em locais que signifiquem que você não precisará correr por todo cômodo para realizar tarefas consecutivas.

Por exemplo, é provável que você gaste muito tempo transitando da zona de preparação de alimentos para a zona de cozimento, portanto, essas áreas precisam estar a poucos passos uma da outra.

Trabalhe com o espaço que você tem

Se você não está aumentando o tamanho real da sua cozinha, precisa trabalhar com o espaço disponível.

Use o planejamento para organizar bem o espaço disponível e não se esqueça que a escolha das cores de tinta também são importantes.

Mesmo a menor das cozinhas, se planejada de maneira inteligente, pode acomodar as comodidades mais modernas, ainda que isso não signifique que você poderá obter mais espaço do nada.

Cozinha pequena e bonita

Por exemplo, encaixar uma ilha enorme no centro de uma pequena cozinha provavelmente destruirá o fluxo do local. Trabalhar com um especialista em design de interiores e, mais especificamente, em cozinhas, te ajudará a escolher as melhores opções de design para o espaço que você tem.

Reflita sobre o orçamento

É fácil empolgada com toda a emoção de imaginar como será a sua nova e linda cozinha.

Mas é importante ser honesta consigo mesma sobre o seu orçamento no projeto, pois é a única maneira de garantir uma cozinha da qual você aproveitará ao máximo sem dívidas que te tiram o sono, não é mesmo?

Se ninguém em sua casa gosta muito de cozinhar e você usa a cozinha mais como um espaço social, não faz sentido gastar milhares de reais em um fogão top de linha.

Em vez disso, uma gama contemporânea de baixo custo com todos os confortos modernos pode ajudá-lo.

Dessa forma, você terá mais dinheiro para gastar nas áreas da cozinha com maior probabilidade de uso, como a área social ou um espaço de trabalho.

A Iluminação pode ser sua amiga (ou inimiga)

Por último, lembre-se de pensar cuidadosamente sobre onde você colocará a iluminação e qual tipo tipo você deseja.

A iluminação é uma das principais áreas de design de cômodos que proprietários ignoram em projetos de melhoria de residências em geral.

Assim sendo, os especialistas sugerem que, você queira pelo menos dois tipos de iluminação: iluminação para tarefas e iluminação ambiente.

Iluminação para tarefas

A iluminação de tarefas inclui iluminação superior brilhante que pode vir de um lustre grande ou de uma série de luzes LED embutidas que podem ser ligadas ao cozinhar ou limpar a sala.

Iluminação de ambientes

A iluminação de ambiente é importante se pretender usar a cozinha também como um espaço social.

Esse é o tipo de iluminação indireta, mais fraca e mais quente que é perfeita para saborear uma taça de vinho e algumas azeitonas após um longo dia de trabalho.

Existem várias opções, desde luzes de montagem de gabinete voltadas para cima, até luminárias simples com lâmpadas LED de luz quente especiais.

Antes de começar sua jornada na cozinha

Há muitas coisas em que pensar ao considerar uma reforma completa da cozinha. Do piso e contra-piso, aos eletrodomésticos, cores e materiais utilizados na sua bancada. Toda essa escolha facilita a perda de vista dos motivos originais por trás do projeto.

Você queria simplesmente fazer uma reforma na cozinha para modernizá-la? Você busca torná-la mais brilhante? Ou um espaço melhor para socializar?

Tenho certeza que a melhor maneira de garantir que você atinja seus objetivos é buscar um especialista que dê conta do recado.

Agora, além de ansiosa, aposto que você está muito mais confiante de que fará um projeto nota mil.

Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe em suas redes sociais! 😀


Nova atualização disponível!