O blog

O blogreformas5 maneiras de reformar o banheiro, mesmo se for pequeno
Reformar O Banheiro

5 maneiras de reformar o banheiro, mesmo se for pequeno

Reformar o banheiro para o transformar de antigo e “normal” em quente e elegante, sem gastar muito, não é um projeto fácil, ainda mais se for um banheiro pequeno.

Mas, mudanças pequenas e acessíveis podem adicionar personalidade e dar uma nova perspectiva para o seu banheiro.

Dado o fato de que os banheiros geralmente são pequenos, até pequenas mudanças, como pintar as paredes ou adicionar móveis, podem ter um enorme impacto, não é mesmo?

Nesse conteúdo vamos te mostrar 5 maneiras fáceis de reformar o seu banheiro, mesmo se ele for pequeno (e sem sair do orçamento)!

Ainda ai? Confira a seguir!

1. Novos Acessórios

Acessórios do banheiro (ganchos, alças, torneiras, etc.) podem ser substituídos rápido e facilmente para levar o banheiro de volta ao século XXI.

A maioria dos banheiros ficam muito mais elegantes quando todos os metais combinam em cores e acabamentos. No entanto, você não precisa seguir um estilo singular.

As maçanetas das portas do banheiro geralmente devem coincidir com as maçanetas das portas nos demais cômodos circundantes. A torneira da pia geralmente combina com as torneiras do chuveiro e da banheira. Puxadores, ganchos, suportes de prateleiras e toalheiros ficam melhores quando têm um estilo semelhante.

Ao reformar o banheiro, verifique se você possui acessórios suficientes para tornar esse ambiente funcional.

Por exemplo, utilize o espaço vertical pendurando prateleiras rasas ou toalheiros ou barras de toalha.

Dica profissional: a maioria dos equipamentos é vendido em “famílias”, o que significa que todos eles são projetados para combinar. Se você não tem tempo para comprar e brincar de designer de interiores, basta comprar itens da mesma família.

2. Escolha um padrão

Papel de parede pode ser um projeto caro. O papel não é apenas caro, às vezes as paredes precisam ser preparadas profissionalmente antes da aplicação.

Mas se é o que você realmente deseja, você ainda pode gastar pouco se procurar com inteligência e arregaçar as mangas:

  1. Decida quantas e quais paredes você deseja aplicar o papel. Às vezes, tudo o que você realmente precisa é modelar apenas uma parede, o que o ajudará a economizar dinheiro.
  2. Compre aquilo que melhor se encaixa ao seu orçamento. Lembre-se de que o papel de parede é vendido em larguras por padrão e por rolo. Muitos fornecedores podem ajudá-lo a calcular quantos rolos você precisa apenas com o fornecimento de suas dimensões.
  3. Procure papel autoadesivo projetado para áreas com alta umidade. Como se trata de um banheiro, a aplicação é mais fácil e o resultado final é muito melhor.
O papel de parede para o banheiro
Photo by Christian Mackie on Unsplash

Dica profissional: orçamento limitado? Espalhe o papel padrão, use um stencil pintado ou adesivos de vinil que imitem o padrão.

3. Ilumine suas superfícies

Tempo e calcário danificam o brilho de sua pia, chuveiro, vaso sanitário ou banheira.

Você pode recuperar o brilho desses itens usando um produto vendido na própria Leroy Merlin para remover acumulados de cálcio ou ferrugem das superfícies cerâmicas.

Algumas soluções de limpeza são específicas para a remoção de cálcio ou ferrugem, portanto, leia o rótulo para ver qual é o mais adequado para reformar o banheiro sem ter dores de cabeça.

Se você deseja substituir o ladrilho do banheiro e se considera bastante eficaz em fazer por si mesmo (Do It Yourself, DIY), tente adicionar um mosaico de vidro em um “backsplash” para criar um diferencial.

Banheiro claro e iluminado
Photo by Swabdesign_official on Unsplash

Dica profissional: Se o seu banheiro for mais antigo que 1990, você poderá, além de economizar muito dinheiro na conta de água simplesmente, seu banheiro ficará muito mais moderno instalando um novo sanitário (branco, de preferência).

4. Aproveite o espelho

Todo banheiro merece um belo espelho, ainda mais se for um banheiro pequeno.

O espelho não apenas cria uma sensação maior de espaço, mas também reflete a luz no cômodo, fazendo com que pareça mais brilhante.

Muitas vezes, vemos espelhos de pouco elaborados e percebemos a diferença que isto faz. Criar uma moldura em torno do espelho, por exemplo, é algo fácil e que gera uma aparência personalizada ao banheiro.

Banheiro com espelho bonito
Photo by Chastity Cortijo on Unsplash

Dica profissional: se o seu banheiro não tiver espaço, considere substituir o espelho existente por um armário de remédios montado na parede. Compre um armário que atenda ao seu orçamento e meça duas vezes para garantir que você tenha espaço suficiente para a porta se abrir.

5. Adicione mais iluminação

Para que um banheiro funcione bem, além de escolher a tinta certa para pintura das paredes internas do banheiro, você precisa de uma iluminação de qualidade.

Você quer garantir que suas luminárias estejam no lugar certo e que usem as lâmpadas corretas.

Se você acha que suas luminárias atuais são simples ou desatualizadas, você pode encontrar muitas luminárias específicas para banheiros à preços competitivos.

Os lustres podem dar elegância ao banheiro, principalmente se o seu teto for alto.

Apenas certifique-se de que suas luminárias sejam instaladas corretamente por um profissional que seja especialista no assunto.

iluminação no banheiro
Photo by deborah flōden on Unsplash

Dica profissional: a melhor luz para o banheiro é uma lâmpada branca brilhante ou clara com um alto índice de reprodução de cores. Esse tipo de lâmpada reflete com mais precisão a luz natural do dia.

Ao mesmo tempo que o banheiro é um dos menores cômodos da casa, é um dos mais fáceis para dar destaque e construir do jeito que a gente quer, não é mesmo?

E se você quer continuar aprendendo mais sobre projetos dentro de casa, reformas, renovações de banheiros e muito mais, é só ficar de olho no nosso blog 😀

Até a próxima!


Nova atualização disponível!